A AIPA, em parceria com a Câmara Municipal de Vila de Porto e o Clube Asas do Atlântico, promove a 4ª edição da iniciativa “Interculturalidade em Santa Maria”, no próximo dia 19 de outubro. O evento consiste num serão com gastronomia de diversos países e um momento musical, a decorrer, a partir das 19h30, no salão do Clube Asas do Atlântico.
O Buffet será confecionado por imigrantes de diversas nacionalidades. Haverá, por isso, na ementa a Feijoada Brasileira, a Moamba de Angola, o Frango com Amendoim da Guiné-Bissau e a Cachupa de Cabo Verde.
O jantar terá um custo de 18€ com sobremesa incluída. As crianças até aos 5 anos não pagam. O momento musical estará a cargo da artista cabo-verdiana Dulce Sequeira.
Natural da ilha de São Vicente, a educadora de infância, professora de teatro, atriz, cantora e contadora de histórias vive em São Miguel, Açores, desde 2021. O palco faz parte da sua vida através da sua música de Cabo Verde, da poesia e do teatro. Por cá, já participou no Festival “O Mundo Aqui” em 2023 e teve também o convite para participar na Residência Artística do Festival de Artes e Ofícios do Espetáculo (POP), iniciativa da Associação Cultural Corredor. A artista conta um álbum NOS MAR, gravado na Áustria com a associação NOS KU NHOS e outro intitulado MAR que se encontra nas plataformas digitais.
Em “Interculturalidade em Santa Maria” promete animar os participantes com uma viagem Cabo Verde, através das suas mornas. A ilha Santa Maria foi, ao longo da sua história, um porto de partidas e chegadas. A ilha que viu partir muitos dos seus habitantes, em busca de melhores condições de vida, recebeu, em determinada altura, gentes de outras paragens que ajudaram e contribuíram para levar o nome desta terra além-fronteiras. Hoje, na sua maioria, chegam-nos cidadãos que buscam a beleza e tranquilidade da ilha. Porém, devido à escassez de mão de obra, tem recebido jovens trabalhadores de diversas nacionalidades. Para chegar a estes cidadãos e no sentido de descentralizar as suas ações, a AIPA criou esta iniciativa em 2019 que conta também com o apoio da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Santa Maria.